sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gerontologia

A Gerontologia é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. Caracteriza-se como um campo de estudos multidisciplinar, recebendo contribuições metodológicas e conceituais da biologia, psicologia, ciências sociais e de disciplinas como a biodemografia, neuropsicologia, história, filosofia, direito, enfermagem, psicologia educacional, psicologia clínica e medicina (Neri, 2008).
Para Alkema e Alley (2006) a Gerontologia estuda os processos associados à idade, ao envelhecimento e à velhice, sendo uma área de convergência entre a biologia, sociologia e a psicologia do envelhecimento. O envelhecimento, nesse sentido, representa a dinâmica de passagem do tempo e a velhice inclui como a sociedade define as pessoas idosas. A biologia do envelhecimento estuda o impacto da passagem do tempo nos processos fisiológicos ao longo do curso de vida e na velhice. A psicologia do envelhecimento, por sua vez, se concentra nos aspectos cognitivos, afetivos e emocionais relacionados à idade e ao envelhecimento, com ênfase no processo de desenvolvimento humano. A sociologia baseia-se em períodos específicos do ciclo de vida e concentra-se nas circunstâncias sócio-culturais que afetam o envelhecimento e as pessoas idosas.

Objectivos
1. Ser capaz de participar de forma activa na avaliação dos processos de envelhecimento do indivíduo e grupos, bem como o cumprimento e vigilância das prescrições clínica e ou terapêutica, com a finalidade de promover o suporte e a segurança para o bem estar das comunidades.
2. Ser capaz de proceder a inquéritos de qualidade de vida do idoso
3. Ser capaz de participar em trabalhos de investigação clínica e de saúde pública com vista ao estabelecimento dos padrões de qualidade de vida das populações em envelhecimento.
4. Ser capaz de elaborar a administração e organização dos serviços de preservação do bem estar das comunidades em envelhecimento.
5. Ser capaz de intervir,  ao nível da prevenção e promoção da saúde.
6. Ser capaz de intervir nas áreas da investigação científica, de gestão e de ensino, seja em iniciativas institucionais, seja em Projectos interinstitucionais.


Saídas Profissionais
Preconiza-se como espaço de trabalho do Gerontólogo equipamentos de apoio a idosos (lares de idosos, centros de dia, centros de convívio, equipas de apoio domiciliário); Câmaras Municipais; Centros de Segurança Social; Universidades da Terceira Idade; Centros de Saúde; outras instituições de apoio directo ou indirecto à população idosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário